maquinas de cnc operação e funcionalidades

Máquinas de CNC: operação e funcionalidades

Essenciais para a produção industrial e de usinagem, as máquinas de CNC são ferramentas com operação programada por um computador, permitindo mais independência e produtividade na fabricação e no tratamento de objetos de metal, madeira, plásticos e diversos outros materiais. A tecnologia é uma evolução dos instrumentos de Controle Numérico (NC, na sigla em inglês), que passaram, depois da década de 60, a contar com programações computadorizadas.

 

Criadas a partir do avanço das técnicas ao longo dos anos, as máquinas de CNC são, portanto, ferramentas operacionais controladas por programas de computador. (A sigla CNC significa Controle - ou Comando - Numérico Computadorizado). A tecnologia é utilizada atualmente na produção massiva ou individual de peças complexas ou de grande precisão, em processos industriais, de usinagem, comunicação visual, marcenaria, artesanato, entre outros.

 

Tipos de máquinas de CNC

Com a popularização das máquinas de CNC, surgiram diversos modelos e técnicas de aprimoramento dos processos de trabalho. Atualmente, a possibilidade de movimentação dos eixos das ferramentas controladas por softwares permite a criação de objetos em até três dimensões, utilizando uma grande variedade de materiais.

 

Entre os tipos de máquinas de CNC mais aplicados hoje está a Fresadora CNC, que tem como base a operação de corte rotativo em pelo menos três eixos, permitindo que ela atue como torno e fresadora ao mesmo tempo. Outro modelo CNC muito utilizado na usinagem é a Router CNC, máquina automática com pórtico móvel, capaz de trabalhar áreas maiores e materiais como madeiras, plásticos e chapas finas. Além delas, outras versões das máquinas de CNC podem ser encontradas atualmente na indústria, como furadeiras, entalhadeiras e retificadoras.

 

Todas elas operadas a partir de programas computacionais que otimizam e automatizam a produção, permitindo maior produtividade e detalhamento nos processos de fabricação e corte.

 

Funcionalidades

As máquinas de CNC possuem diversas aplicações, como nos segmentos de arquitetura, decoração, artesanato e cenografia. Muito utilizadas para usinagem e indústria, elas são capazes de fabricar, modelar, cortar e detalhar materiais como chapas de aço, acrílico, MDF, PVC, PS, nylon, madeira, alumínio e inox. Assim, podem ser aproveitadas em processos variados, entre eles a fabricação de brindes, brinquedos, placas, fachadas, entre outros.

 

Com amplas aplicações, essa tecnologia tem como principal objetivo permitir uma operação automática, realizando processos antes manuais, sem depender necessariamente de um operador. A participação do computador aumenta consideravelmente a precisão de toda a produção, contando com ferramentas automatizadas que conseguem calcular e controlar todos os procedimentos realizados.

 

Por isso, as máquinas com controle numérico computadorizado são capazes de manter a padronização do produto fabricado, permitindo processos em grande quantidade, sem redução da qualidade individual. Ao mesmo tempo, elas possibilitam a customização de peças, a partir de ajustes simples no software utilizado. Com tantas funcionalidades, essas ferramentas são facilmente adaptáveis para indústrias e empreendedores de pequeno, médio e grande porte, atendendo a demandas de grande variedade.

 

Como resultado, a utilização de máquinas como as fresadoras CNC e routers CNC permite o aumento da velocidade de produção, ampliando a escalabilidade do negócio, além de reduzir os custos e, assim, ampliar os lucros. Por fim, as máquinas de CNC possibilitam ao produtor trabalhar com segurança, mantendo a máxima qualidade.
Conhece outras funcionalidades das máquinas de CNC? Deixe seu comentário abaixo.